Escolher onde ficar em Gramado, no Rio Grande do Sul, é um dos pontos iniciais, se não o mais importante, para você iniciar o seu roteiro e ter a melhor experiência durante a sua viagem. Preparamos uma lista especial com os melhores hotéis e localizações para você se hospedar.

Diferente de muitos destinos, a escolha de onde ficar em Gramado pode mudar completamente a sua forma de conhecer a cidade e, principalmente, a sua experiência de viagem. Na maior parte do conteúdo, nós aconselhamos o viajante a organizar o roteiro, listar os atrativos que pretende conhecer e, aí sim, definir a melhor localização para sua estadia.

No caso de Gramado, por ser um destino menor e onde boa parte das atrações principais estão concentradas na mesma região, definir onde será sua hospedagem pode ser a melhor jogada para o início do seu planejamento.

Onde ficar em Gramado - Melhores Hotéis

A cidade gaúcha, considerada um dos principais destinos de inverno no Brasil, vem se estruturando cada vez mais para oferecer aos viajantes experiências únicas e momentos de viagens inesquecíveis. Localizada a apenas 115 km de Porto Alegre, apesar de ser uma cidade pequena em tamanho, ao olhar para a lista de atrativos disponíveis o viajante começa a entender que dois ou três dias por lá pode ser pouquíssimo tempo.

Entre rios, lagos e parques impecáveis, o destino conta com museus, parques temáticos, restaurantes, shows e, claro, infinitas lojas de chocolates que espalham pelas ruas um perfume sem igual. Aproveitar o tempo para caminhar pelo centrinho e descobrir os cantinhos escondidos e fotogênicos de Gramado é uma atividade que não pode ficar de fora da sua programação.

Com um calendário que transforma a cidade ao longo do ano, Gramado é um destino dos sonhos em todas as estações. Seja durante o Natal Luz, onde as cores e shows especiais dão ainda mais encanto à arquitetura impecável da cidade, ou durante a Páscoa, outra data especial que transforma as ruas e atrativos do destino gaúcho.

Se o seu charme nos conquista no inverno, no verão os atrativos ao ar livre e datas especiais fazem qualquer viagem valer a pena. Mas, para que a programação da sua viagem seja realmente especial, acertar na localização e escolha do hotel certo é fundamental.

Dicas de onde ficar em Gramado: qual a melhor localização?

Como comentei, a escolha de onde ficar em Gramado pode mudar completamente a sua experiência durante a viagem. Mas, além da escolha da região para se hospedar, temos que considerar mais um ponto muito importante: a forma com que você irá se locomover em Gramado.

Dicas de onde ficar em Gramado: qual a melhor localização?

Por não estar tão distante de Porto Alegre, e também por ter uma estrada linda ligando as duas cidades, é comum que muitos viajantes optem por alugar um carro ou chegar lá com veículo próprio. Quem vai viajar com essa autonomia ganha alguns privilégios, sendo um deles a possibilidade de desfrutar de opções incríveis de hospedagem mesmo sendo um pouco mais afastadas do centro.

Nós já visitamos Gramado com carro alugado e foi uma ótima experiência. Se você gosta da autonomia de dirigir no destino, pode aproveitar essa oportunidade pois essa região é supertranquila para quem gosta de ter um carro na viagem.

Para encontrar boas opções de veículos e alugar um carro em Gramado ou mesmo em Porto Alegre, recomendamos o site da RentCars. Somos parceiros da empresa e sempre que você fizer sua reserva com eles, vai colaborar com o nosso trabalho – agradecemos a ajuda.

Caso você não dirija ou prefira não ter um carro durante a sua estadia, a escolha da localização do seu hotel na cidade é ainda mais importante.

Qual a melhor localização para se hospedar em Gramado

De uma forma bem simples e direta, a escolha da melhor localização para ficar em Gramado vai depender se você estará de carro ou não. Como comentamos, quem vai explorar o destino, de carro próprio ou alugado, tem a liberdade de ficar em hotéis mais afastados do Centro. Já para quem estará sem carro, a melhor dica de onde ficar em Gramado é perto do centrinho da cidade.

Qual a melhor localização para se hospedar em Gramado

A boa notícia é que Gramado conta com uma boa variedade de opções e estilos de hospedagem, atendendo a maior parte dos viajantes e, também, o orçamento disponível.

Para ajudar na sua escolha de onde ficar em Gramado, vamos dividir os hotéis selecionados entre os que ficam no Centro, nos arredores e os que estão mais afastados, sempre variando os perfis de valores e busca o melhor custo-benefício para sua estadia. No final vamos comentar sobre a opção de ficar em Canela e as principais diferenças entre as duas cidades. Navegue pelo menu abaixo para ir diretamente ao conteúdo desejado:

Onde ficar no Centro de Gramado: melhores hotéis

Ficar hospedado no Centro de Gramado é, sem dúvidas, a melhor opção para quem está sem carro ou para quem curte sair do hotel caminhando para bater perna e assim, descobrir lugares gastando a sola do sapato.

A sua principal referência no Centro de Gramado deve ser a Av. Borges de Medeiros, região que concentra vários pontos para você conhecer e onde a cidade realiza várias paradas durante as datas especiais.

Onde ficar no Centro de Gramado: melhores hotéis

Ao se hospedar nessa região central você poderá visitar lugares caminhando, como a Rua Coberta, o Palácio dos Festivais, a Igreja Matriz, o Largo da Borges, além de uma infinidade de restaurantes e lojas de chocolate. É nessa região também que são realizados os desfiles de Natal e de Páscoa com apresentações imperdíveis.

Hotel Casa da Montanha

Localizado a penas 2 quarteirões da Rua Coberta e do Palácio dos Festivais, o Hotel Casa da Montanha oferece acomodações com vista para florestas e paisagens campestres da região. Com ainda com uma piscina ao ar livre e uma sauna, onde você pode relaxar após um dia de passeio.


Modevie Boutique Hotel

O Modevie Gramado está localizado a apenas 50 m da badalada Rua Coberta e do Palácio dos Festivais. Com uma decoração moderna, o hotel oferece Wi-Fi gratuito, serviço de quarto e recepção 24 horas.


Hotel Cercano 

Localizado a 100m da Rua Coberta e 300m da Igreja de São Pedro, o Hotel Cercano oferece buffet de café da manhã de cortesia servido diariamente. Vale destacar ainda que o espaço dispõe de academia e restaurante no local.


Prodigy Gramado  

O Prodigy Hotel Gramado está localizado a 200 metros da Igreja de São Pedro e a poucos metros da famosa Rua Borges de Medeiros. Você pode desfrutar de refeições no restaurante e relaxar com uma bebida no bar da casa.


Hotéis nos arredores do Centro: ótima localização em Gramado

Ainda na região central de Gramado, porém um pouco afastado do miolo central. Apesar do Centro ser uma excelente pedida, algumas das nossas opções favoritas na cidade ficam na parte mais alta da Av. Borges de Medeiros.

Nessa região de Gramado, além de estar relativamente perto do Centro, você terá fácil acesso a lugares como a Praça das Etnias, ao Lago Joaquina Rita Bier, a Rodoviária de Gramado e a atrativos como o Mini Mundo. Para quem viaja no Natal, ficar nessa região também é uma ótima pedida – especialmente pelo Show do Lago ser exatamente nessa região. Confira as opções selecionadas:

Hotel Laghetto Allegro Pedras Altas

O Laghetto Pedras Altas fica a 550 m do parque temático Mini Mundo e a 700 m da igreja de São Pedro. Cada quarto oferece ar-condicionado, TV a cabo, frigobar, cofre e banheiro privativo.


Wish Serrano

Localizado a 200 metros da estação rodoviária da cidade, o Wish Serrano oferece um bar, estacionamento privativo, jardim e um spa e centro de bem-estar. O hotel dispõe de um restaurante, academia e piscinas coberta e ao ar livre. Uma recepção 24 horas e serviços de quarto e de câmbio estão disponíveis.


Hotel Recanto da Serra

O Recanto da Serra dispõe de piscinas coberta e ao ar livre, banheira de hidromassagem, serviços de massagem e academia. O hotel está localizado em um belo parque no centro de Gramado e conta com um pub inglês, além de Wi-Fi e estacionamento, ambos gratuitos.


Hotel Gramado Interlaken

O Hotel Gramado Interlaken oferece acomodações com ar-condicionado, TV e banheiro privativo com chuveiro. É um hotel aconchegante e com ótimo custo benefício. O café da manhã de cortesia é oferecido diariamente.


Sky Premium Hotel

Com piscina aquecida e ofurô, o Sky Premium Hotel Gramado está localizado a apenas 500 metros do Mini Mundo. O Wi-Fi em todas as áreas e um café da manhã diário estão à sua disposição gratuitamente.


Hotel Alpestre

O Hotel Alpestre está situado em uma área verde de 12 000 m², a 1 km de distância da margem do Lago Negro. Suas instalações de lazer incluem 2 piscinas ao ar livre e 1 piscina coberta, quadra de tênis e WiFi gratuito.


Hotel Varanda das Bromélias

Localizado no ponto mais alto de Gramado, o Varanda das Bromélias fica no meio da floresta, a apenas 10 minutos a pé do centro da cidade. Os quartos oferecem decoração aconchegante e romântica.


Hotéis fora do Centro de Gramado

Entrando agora nas opções afastadas do Centro, apesar de não ser uma regra, nós recomendamos que, para essas opções de estadia, você esteja com um veículo próprio ou um carro alugado vai facilitar muito a sua viagem e proporcionar ótimas experiências pela região. Confira nossa seleção especial:

Hotel Colline de France

O Hotel Colline de France está localizado a 2,7 km do Palácio dos Festivais e a 2,9 km da Igreja de São Pedro. Para quem viaja de carro, o hotel dispõe de estacionamento privativo gratuito. A avaliação no Booking é super positiva e esse é, sem dúvidas, uma das opções mais desejadas em Gramado.


Pousada La Vista

Ainda pouco conhecida em Gramado, a Pousada La Vista pode ser um lugar incrível para você descobrir. Localizada a 8 km do Lago Negro, oferece restaurante, estacionamento privativo gratuito, piscina ao ar livre e jardim.


Wyndham Gramado

O Wyndham Gramado oferece restaurante, academia, Espaço Kids, serviço de concierge e Wi-Fi gratuito em todos os ambientes. O hotel conta com piscina coberta, banheira de hidromassagem, equipe de lazer e recepção 24 horas.

Já tivemos a oportunidade de ficar no hotel uma vez e a experiência foi ótima. Pelo valor da diária e estrutura oferecida, consideramos uma das melhores alternativa em custo-benefício. Ideal para quem viaja de carro.


Hotel Bangalôs da Serra

Localizado a 3 km do centro de Gramado, o Hotel Bangalôs da Serra dispõe de bistrô, estacionamento privativo gratuito, bicicletas e piscina sazonal ao ar livre. O hotel de padrão 4 estrelas possui academia e quartos com ar-condicionado, Wi-Fi gratuito e varanda térrea com vista do jardim.


Estalagem La Hacienda

A Estalagem La Hacienda está situada a 14 km do centro de Gramado e a 7 km do centro de Canela. Oferece piscina ao ar livre, quadra de tênis e uma academia. O hotel pode providenciar pescaria, passeios a cavalo e trilhas a pé. O buffet de café-da-manhã é servido no restaurante.


Hotéis econômicos em Gramado

Para quem vai viajar sozinho ou prefere uma opção econômica de estadia em Gramado, a cidade conta com algumas opções bem legais. Separamos os destaques para sua estadia:

Pousada das Papoulas

Localizada a 2 km do Palácio dos Festivais, a Pousada Das Papoulas dispõe de lounge compartilhado, estacionamento privativo gratuito e jardim. Os quartos possuem TV com canais via satélite e banheiro privativo.


Hotel Vovó Carolina 

No centro da cidade de Gramado, o aconchegante Hotel Vovó Carolina oferece um rico buffet de café-da-manhã e recepção 24 horas. O Wi-Fi e o estacionamento são gratuitos.


Pousada Aconchego da Borges

A Pousada Aconchego da Borges oferece quantos com de ar-condicionado, banheiro privativo com secador de cabelo e amenidades de banho de cortesia. Todas as acomodações contam também com TV a cabo.


Nossa sugestão: TOP 3 de Gramado

Hotel Wood Casa da Montanha

Um dos nossos lugares favoritos para ficar em Gramado. Localizado a 500 metros do Palácio dos Festivais, o Wood Hotel – Casa da Montanha conta com restaurante, estacionamento privativo e bar próprio. A propriedade dispõe de recepção 24 horas, serviço de concierge e Wi-Fi gratuito em todas as áreas. A propriedade fica perto de atrações famosas, como a Aldeia do Papai Noel, o Lago Joaquina Rita Bier e a Expo Gramado.


Hotel Laghetto Stilo Borges

Localizado no centro de Gramado, o Hotel Laghetto Stilo Borges fica a 3 minutos a pé do Palácio dos Festivais, a 300 metros da Igreja de São Pedro e a 800 metros da Estação Rodoviária de Gramado. Dispõe de academia, sauna, salão de jogos e um jardim. A acomodação apresenta vista da cidade e oferece Wi-Fi gratuito.


Hotel Serrazul

Com academia e piscina coberta, o Serrazul Hotel está localizado no centro de Gramado. A acomodação apresenta decoração muito aconchegante e oferece salão de jogos com pebolim e bilhar, além de Wi-Fi gratuito.


Onde ficar: Gramado ou Canela?

Por fim, uma dúvida muito comum entre os viajantes que organizam uma viagem pela Serra Gaúcha é sobre onde ficar: Gramado ou Canela? Se você está nesse dilema, pode ficar tranquilo que vamos ajudar.

Onde ficar: Gramado ou Canela?

De uma forma geral, atualmente, tanto Gramado quanto Canela dispõem de boas opções de hospedagem e uma ótima estrutura para receber o viajante. É comum, entre os viajantes que chegam ao destino pela primeira vez, que a beleza e organização impecável de Gramado chame muita atenção.

Se você tiver um roteiro flexível e for passar mais tempo nessa região, por que não considerar dividir a estadia? Por exemplo: se tiver 5 noites na viagem, coloque 3 em Gramado e 2 em Canela. Sabemos que nem todos gostam de mudar de hotel, mas, fica aí uma sugestão.

Para quem prefere optar apenas por uma das cidades, nossa opção preferida de estadia é Gramado e com um bate-volta para Canela no roteiro. Lembrando que isso não é uma regra e, sim, apenas uma sugestão. Você pode ficar à vontade para deixar sua dica e compartilhar sua experiência nos comentários do post.


Mapa de onde ficar em Gramado

Para melhor visualizar a localização dos hotéis selecionados, preparamos um mapa com todas as opções. Dividimos as camadas exatamente da mesma forma que o post:


Hotéis selecionados de forma transparente

Queremos reforçar que esse não é um post patrocinado e que a lista foi elaborada seguindo vários requisitos individuais. Dentre os pontos mais importantes, por conta da pandemia, destacam-se as avaliações em limpeza e práticas de prevenção e segurança de cada uma das opções. Levamos isso como base fundamental para sugerir as melhores hospedagens para sua estadia.

Reserve seu hotel em Gramado com antecedência

Esse é um ponto importantíssimo para quem está organizando uma viagem para Gramado, especialmente se for em períodos de alta temporada como Natal, Páscoa ou meses do inverno. A cidade, que está atraindo cada vez mais viajantes, costuma ficar completamente lotada nesses períodos – a ponto de você não conseguir um único quarto de hotel sequer.

Para garantir sua hospedagem e não correr o risco de perder as melhores opções, sugerimos que faça sua reserva com antecedência. 

Nós utilizamos o Booking.com como forma de reserva e super-recomendamos. É um sistema seguro e que garante os melhores preços para sua estadia. Vale lembrar que sempre que reservar sua hospedagem através dos nossos links, você contribui com o nosso trabalho sem gastar nada a mais com isso.

Se tiver qualquer dúvida sobre onde ficar em Gramado ou quiser compartilhar alguma dica de hotel, fique à vontade para deixar um comentário.

Gostou do post? Compartilhe!
Robson Franzói

Robson Franzói

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Há 10 anos criou o blog Um Viajante e, agora, iniciou o novo projeto OndeFicar.co. Apaixonado por fotografia e vídeos, o viajante vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes.

Deixe um Comentário