Quem planeja a primeira viagem para o Rio de Janeiro se pega em um clássico dilema: onde ficar e qual a melhor região para se hospedar. Veja nesse post especial um guia com os melhores lugares, bairros e hotéis para a sua viagem.

Organizar um roteiro de viagem para o Rio de Janeiro não é tarefa fácil. O destino, que se destaca por ser um dos mais procurados no Brasil, oferece propostas e oportunidades para vários estilos de viagens e interesses particulares dos viajantes.

Conhecida como Cidade Maravilhosa, suas belezas e contrastes atraem viajantes de todas as partes do mundo. Se a beleza do Rio de Janeiro faz dele o principal cartão postal do Brasil, são seus ritmos, cores e a diversidade que conquista quem vem de fora.

Seja no compasso do samba da Sapucaí, no calor do verão carioca, nas curvas do Pão de Açúcar ou nos traços dos Arcos da Lapa, o Rio de Janeiro, assim como o Cristo Redentor, vai te receber de braços abertos.

Onde ficar no Rio de Janeiro

Para você que está se sentindo perdido e, principalmente, vai viajar para o Rio de Janeiro pela primeira vez, esse guia foi estruturado para ajudar na escolha do seu hotel da melhor forma possível. Separamos os melhores bairros e regiões da cidade, levando em consideração o melhor custo-benefício, experiência para o viajante e avaliações reais de outros viajantes.

Como você já deve saber, o Rio de Janeiro é uma cidade muito grande e que necessita de um bom planejamento e organização para ser bem aproveitada em uma viagem. Definir um bom roteiro e listar tudo o que você pretende fazer é o que vai definir a melhor localização para a sua estadia.

Outro ponto muito importante e que faz a diferença na hora de decidir onde ficar no Rio de Janeiro é forma com que você pretende se locomover na cidade. Como os principais pontos de interesse dentro do seu roteiro podem ser afastados, é possível que você precise de algum meio de transporte.

De uma maneira geral, dependendo de onde você vai se hospedar, o transporte incluindo metrô, VLT e alguns trechos com táxi ou Uber serão suficientes para a sua viagem. Ônibus nós evitamos usar por não ser prático para quem não conhece bem a cidade e, infelizmente, também pela questão de segurança.

Se você se hospedar na Barra, alugar um carro pode ser uma boa alternativa. Uma dica é fazer um misto com esses transportes e alugar um carro apenas para alguns dias da viagem – no caso dos dias do roteiro com atrações mais afastadas.

Para encontrar boas opções de veículos e alugar um carro no Rio de Janeiro com segurança, recomendamos o site da RentCars. Somos parceiros da empresa e sempre que você fizer sua reserva com eles, vai colaborar com o nosso trabalho – agradecemos a ajuda.

Ainda assim, vale a pena lembrar que, assim como em outras grandes cidades do Brasil, precisamos ficar atentos à segurança. Só alugue um carro com seguro e evite deixar itens de valor no interior do veículo. Uma dica básica de segurança que vale para qualquer destino.

Segurança no Rio de Janeiro: o que saber antes de escolher o seu hotel

Se de um lado a beleza do Rio de Janeiro chama a atenção do viajante, por outro as dúvidas sobre a segurança na viagem tornam as decisões ainda mais difíceis.

O que é preciso deixar claro, e que já comentamos aqui, é que o Rio de Janeiro é uma cidade muito grande e cheia de contrastes. Apesar de ser necessário tomar os cuidados que toda cidade desse porte exige, o Rio tem, sim, lugares mais seguros e outros mais perigosos – essa é uma realidade e não devemos esconder esses pontos.

Como estamos em busca da melhor região para você se hospedar na cidade, a segurança foi um critério forte em nossa seleção de hotéis. O ponto positivo, pelo menos para quem vai viajar a passeio, é que a região mais turística do Rio de Janeiro é uma das mais seguras.

A Zona Sul, onde estão localizados os famosos bairros do Leblon, Ipanema e Copacabana, oferece mais segurança ao viajante se comparada a outras regiões da cidade. Não que você possa descuidar, longe disso, mas para quem vai viajar para o Rio pela primeira vez, é uma boa pedida entre as regiões selecionadas.

Qual a melhor localização para se hospedar no Rio de Janeiro

Como comentado acima, a Zona Sul é nossa principal sugestão para quem vai viajar pela primeira vez para a Cidade Maravilhosa. Se puder ficar entre Leblon, Ipanema ou Copacabana, é uma excelente ideia.

Para ajudar na sua escolha de onde ficar no Rio de Janeiro, vamos comentar aqui sobre as 5 principais regiões que, normalmente, estão entre as escolhas dos viajantes. Navegue pelo menu abaixo para ir diretamente ao conteúdo desejado:

Copacabana

Não tem quem pense no Rio de Janeiro que não tenha Copacabana como retrato principal do destino. O bairro mais famoso da cidade não poderia estar em outra posição se não a primeira dessa lista de sugestões.

Copacabana, que é palco do maior réveillon do mundo, também é onde se concentra a maior estrutura voltada aos viajantes. Chegar no Rio de Janeiro e caminhar pelo calçadão de Copacabana já é um item para você adicionar no seu checklist de viagem.

Apesar de contar com boa variedade de hotéis, dos mais simples aos mais luxuosos e reconhecidos ao redor do mundo, essa região também se destaca por ser uma das mais procuradas na cidade. Se a sua ideia for se hospedar em Copa, faça sua reserva com antecedência.

Vale destacar que períodos como Carnaval e Réveillon fazem os preços chegarem na estratosfera, por isso é ainda mais importante garantir o hotel com antecedência.

A grande vantagem de ficar em Copacabana é que, como comentamos, você estará em uma região muito bem estruturada: além da praia e o calçadão mais famoso estarem bem diante de você, em Copa você tem acesso fácil a mercados, lojas, farmácias e pode fazer muita coisa a pé.

Caminhar pelo calçadão indo do Posto 1 ao Posto 6 vai permitir que você veja as belezas do Rio de Janeiro com outros olhos. Vale a pena dispensar o carro e curtir a orla no seu ritmo. Que curte pedalar, a Bike Rio do Itaú é uma boa pedida para fazer todo o percurso.

Para escolher onde ficar em Copacabana, vamos pegar os Postos como referência. Enquanto a região entre o Posto 2 e 3, que estão no entorno das estações Cardeal Arcoverde e Siqueira Campos do metrô, são as mais centrais do bairro, nossa preferência de hospedagem fica nas extremidades de Copacabana: para o canto direito da praia, região entre o Posto 5 e o Posto 6, ou mesmo no canto esquerdo, onde fica o Leme, região mais singela e menos movimentada do bairro, onde está localizado o Posto 1. Confira nossa seleção especial de hotéis em Copacabana:

ibis Copacabana Posto 5

O Ibis Copacabana Posto 5 está situado no Rio de Janeiro, a 350 metros da famosa praia de Copacabana e a 1 km da lagoa Rodrigo de Freitas. A Estação de Metrô do Cantagalo fica a 86 metros de distância enquanto o aeroporto mais próximo, o Aeroporto Santos Dumont, está a 8 km.


Hotel Atlântico Rio

Localizado a 500 metros da Praia de Copacabana, o Hotel Atlântico Rio oferece piscina ao ar livre e café da manhã diário gratuito. Com restaurante e posição privilegiada, você também encontra opções para almoçar e jantar a uma curta caminhada a pé.


Savoy Othon 

Localizado a 230 m da Praia de Copacabana, o Savoy Othon Hotel é ideal para aqueles que desejam ficar no centro da animada área de Copacabana. Além da animada Praia de Copacabana, há também excelentes lojas, Cafés e restaurantes, além da vida noturna nos arredores do hotel.


Ritz Copacabana Boutique Hotel 

Localizado a 250 metros da Praia de Copacabana, o Ritz Copacabana Hotel dispõe de piscina ao ar livre e vista da cidade. Você pode desfrutar do bar da casa. Todos os quartos deste hotel contam com ar-condicionado, TV e banheiro privativo com amenidades de banho de cortesia.


Rio Design Hotel

O Rio Design Hotel oferece acomodações 4 estrelas e um terraço panorâmico na cobertura, onde você pode desfrutar da piscina, sauna, academia e de uma bebida no bar. O WiFi gratuito está à sua disposição. A Estação de Metrô General Osório fica a 600 metros de distância.


Orla Copacabana Hotel

De frente para a Praia de Copacabana e a menos de 800 metros da Praia de Ipanema, o Orla Copacabana Hotel oferece WiFi gratuito, piscina na cobertura e restaurante. A propriedade possui vista panorâmica do Pão de Açúcar e do mar.


Ipanema

Quem nunca ouviu Garota de Ipanema, de Tom Jobim, e não sonhou em viajar para curtir as belezas da praia num “doce balanço a caminho do mar?” Localizado entre o Leblon e Copacabana, Ipanema carrega os mesmos benefícios dos bairros vizinhos da Zona Sul.

Enquanto a praia e o calçadão contornam o bairro de Ipanema, o charme da região presenteia o viajante com um clima único na cidade. Dentre os três bairros mais famosos do Rio de Janeiro, não podemos negar que Ipanema é o nosso cantinho favorito para ficar durante uma viagem.

O bairro tem uma vida intensa e muita coisa para fazer, além de abrigar uma das melhores praias da cidade. É uma opção para quem busca comodidade, conforto, segurança e, ainda mais importante, uma localização estratégica.

Vale destacar ainda que no canto esquerdo de Ipanema, na divisa com Copacabana, fica o Arpoador, um dos pontos mais famosos da cidade e uma atração imperdível para o seu roteiro

Por ter uma ampla variedade de hotéis e estilos de hospedagem, escolher um hotel em Ipanema pode não ser tão simples. Aproveite a lista que preparamos com os melhores hotéis selecionados – levando em consideração o melhor custo-benefício e experiência para sua viagem.

Arena Ipanema Hotel

O Arena Ipanema Hotel está localizado a apenas 100 metros da famosa Praia de Ipanema. Este hotel oferece uma piscina e um terraço ao ar livre, e você pode desfrutar de uma refeição no restaurante ou de uma bebida no bar. O Wi-Fi gratuito está à sua disposição em todas as áreas.


Sol Ipanema Hotel

O Sol Ipanema conta com uma excelente localização, em frente ao mar na Praia de Ipanema, em uma região animada de bares e restaurantes. A propriedade oferece um terraço ensolarado com uma vista deslumbrante do litoral. Para sua comodidade, o WiFi gratuito está disponível.


Hotel Vermont Ipanema

O Hotel Vermont está situado em Ipanema, a 280 metros da praia. Com WiFi gratuito, este hotel oferece buffet de café da manhã diário com uma grande variedade de opções, que inclui frutas, sucos, pães preparados no dia e bolos. Você também pode desfrutar dos lanches e coquetéis especiais do bar.


El Misti Hostel Ipanema

O El Misti Hostel está localizado a 200 metros da praia de Ipanema, enquanto a Praia de Copacabana fica a 10 minutos a pé da propriedade. Todos os quartos incluem banheiro privativo com chuveiro e a propriedade dispõe de recepção 24 horas. O albergue oferece aluguel de bicicletas.


Leblon

O bairro do Leblon, que já foi cenário para algumas novelas de Manoel Carlos, tem um ritmo e proposta diferente dos anteriores. Se por um lado a praia dessa região, onde fica o Posto 11 e 12, é menos concorrida que Ipanema e Copacabana, por outro as opções de estadia são mais limitadas.

Como opções mais requintadas e estabelecimentos sofisticados, ao caminhar pelo Leblon você vai ver que estamos em um bairro mais residencial do que turístico propriamente dito. Apesar de muitos viajantes terem o bairro no roteiro, encontrar um lugar para ficar é um pouco mais difícil. 

Quem deseja se hospedar no Leblon, além de ter que gastar um pouco mais na diária, vai perceber que não existem muitos hotéis nessa região. Uma boa alternativa, nesse caso, é considerar estadias em acomodações no formato Airbnb. Confira nossa seleção para sua estadia no Leblon:

Promenade Palladium

O Promenade Palladium oferece quartos e suítes confortáveis a apenas 400 metros da Praia do Leblon. Todas as acomodações possuem ar-condicionado, TV a cabo e outras comodidades. A maioria dos quartos tem uma varanda. As suítes incluem sala de estar e cozinha.


JANEIRO Hotel

O JANEIRO Hotel fica a 5 minutos a pé do Posto 12 , no Leblon. Você pode desfrutar de uma bebida no bar ou de refeições no restaurante local. As unidades oferecem vista do mar e estão equipadas com TV a cabo, cafeteira e mesa. O banheiro privativo inclui produtos de banho de cortesia.


Ritz Leblon

Localizado a apenas 200 metros da Praia do Leblon e a 500 metros da Estação de Metrô de Antero de Quental, o encantador Ritz Leblon oferece academia e uma piscina com deck de madeira e espreguiçadeiras. O hotel serve o buffet de café da manhã diário no restaurante e dispõe de um serviço de transfer. O WiFi gratuito está à sua disposição em todas as áreas.


Brazilodge All Suites Leblon

O Brazilodge All Suites Leblon está situado a 1,2 km da Praia de Ipanema e a 3,7 km do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Dispõe de quartos para família e terraço ao ar livre. A acomodação oferece recepção 24 horas, serviço de translado, serviço de quarto e Wi-Fi gratuito em toda a propriedade. Os quartos estão equipados com banheiro privativo com chuveiro e secador de cabelo.


Botafogo e Flamengo

Apesar de não serem bairros com praia para banho, tanto Botafogo quanto Flamengo podem ser boas opções para a sua estadia no Rio de Janeiro. Como nossa ideia não é fazer uma lista infinita e confundir ainda mais, decidimos juntar os dois por terem características semelhantes.

O Botafogo, por exemplo, é um bairro que de qualquer maneira estará no seu roteiro pelo Rio de Janeiro. Além de ser passagem para quem vai visitar o Pão de Açúcar, é a região onde você encontra a vista de um dos cartões postais mais famosos da cidade. 

Vale destacar que Botafogo é o point para quem quer curtir a vida noturna na cidade sem ter que gastar os altos preços cobrados no Leblon, Copa e Ipanema. Se curte um barzinho ou boteco, separe uma noite entre quinta-feira e sábado para passar por essa região.

Já o Flamengo, assim como o Catete e o Botafogo, também entra para essa lista por contar com opções mais acessíveis de hospedagem e pela localização estratégica. Por ser uma região grande, escolher uma hospedagem perto de uma estação do metrô vai fazer toda a diferença para sua experiência de viagem.

Para quem curte pedalar, um passeio interessante é percorrer as ciclovias bem estruturadas e passar pela Praia do Flamengo, Enseada de Botafogo, Urca, Praia Vermelha – Pão de Açúcar, até chegar nas principais da Zona Sul, Copa, Ipanema e Leblon.

Na região, claro, você terá a oportunidade de curtir o Aterro do Flamengo, principal área de lazer da região. Confira as opções de hospedagem que selecionamos entre o Botafogo e Flamengo:

Yoo2 Rio de Janeiro by Intercity

Com uma vista incrível do Pão de Açúcar e para as Montanhas do Corcovado, o Yoo2 Rio de Janeiro oferece piscina ao ar livre. Você pode desfrutar de bebidas no bar da cobertura. Os quartos tem um design exclusivo e dispõem de ar-condicionado, TV e frigobar. O banheiro privativo inclui secador de cabelo e amenidades de banho de cortesia.


Novotel RJ Praia de Botafogo 

O Novotel Rj Botafogo está situado a 2.9 km do Pão de Açúcar e você poderá desfrutar do restaurante no local. Todos os quartos deste hotel dispõem de ar-condicionado e possuem uma TV de tela plana. As comodidades extras incluem amenidades de banho de cortesia e um secador de cabelo. Oferecendo uma banheira de hidromassagem e academia.


Ibis Styles RJ Botafogo

O Ibis Styles Botafogo está situado a 500 metros da Praia de Botafogo. A acomodação conta com restaurante e oferece Wi-Fi gratuito em todos os ambientes. Os quartos possuem ar-condicionado, frigobar e TV a cabo, além de banheiro privativo com produtos de banho gratuitos e secador de cabelo.


Windsor Flórida

Situado num bairro residencial, o Windsor Florida Hotel está a poucos passos da Praia do Flamengo. A área oferece acesso fácil ao centro da cidade e à Praia de Copacabana. Oferece acomodações confortáveis em uma área onde o encanto antigo é preservado em harmonia com a movimentada Rio de Janeiro.


Scorial Rio Hotel

O Scorial Rio Hotel dispõe de um terraço na cobertura com 2 piscinas e vista panorâmica do Rio de Janeiro. O hotel está situado a 2 quarteirões da Praia do Flamengo e a 1 quarteirão da Estação de Metrô Largo do Machado. O WiFi gratuito está disponível em todas as áreas.


Hotel Regina

Localizado em uma excelente localização no bairro do Flamengo, o Hotel Regina está situado em uma casa clássica com exteriores em rosa claro. Os quartos apresentam interiores bem iluminados e dispõem de ar-condicionado, TV a cabo e frigobar. Você pode desfrutar de um café da manhã farto com bolos frescos e frutas da estação.


Elegance Praia Hotel

O Elegance Praia Hotel está localizado no bairro do Catete, no Rio de Janeiro, e oferece quartos recentemente reformados com WiFi gratuito. As acomodações do Elegance são espaçosas e contam com várias comodidades, incluindo camas queen-size e secadores de cabelo. Além disso, as unidades possuem ar-condicionado, TV a cabo, frigobar e banheiro privativo. A suíte dispõe de uma banheira de hidromassagem.


Barra da Tijuca e Jardim Oceânico

Não temos como falar sobre onde ficar no Rio de Janeiro sem falar na Barra da Tijuca. Para quem está planejando a primeira viagem e está considerando ficar nessa região, precisamos destacar alguns pontos importantes.

A Barra da Tijuca, especialmente a região do Jardim Oceânico, vem se destacando cada vez entre as opções de lugares para ficar no Rio de Janeiro. Além de contar com opções que oferecem um ótimo custo-benefício, a estrutura na região é muito boa e segura para o viajante. Vale destacar que a praia da barra está se tornando um point badalado entre os jovens, assim como o cenário gastronômico também vem crescendo cada vez mais.

O ponto que sempre dificultou a estadia na Barra era a distância dessa região em relação a Zona Sul e ao Centro do Rio de Janeiro. Felizmente o metrô veio para facilitar esse deslocamento, mas, para você que é marinheiro de primeira viagem ao Rio, é importante saber que estamos falando de uma região afastada do que temos na cabeça como o clássico do destino.

Se ficar entre as praias mais famosas do Rio não é uma prioridade para você, a Barra da Tijuca pode ser uma excelente opção de hospedagem. Nossa sugestão é que você opte pela região do Jardim Oceânico, onde hotéis novos e bem estruturados são ótimas pedidas de estadia. Vale destacar que a vida noturna na região é bastante agitada.

Confira as opções de hospedagem que selecionamos na região do Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca:

Para quem não se importa de ficar longe da praia da Barra, o bairro Jacarepaguá, na região do Parque Olímpico, pode trazer ótimos valores de hospedagemfora de períodos com grandes eventos, claro.

Ibis Rio De Janeiro Barra Da Tijuca

O Ibis Rio De Janeiro Barra Da Tijuca está localizado a 6 km do Barra Shopping e da Praia da Barra da Tijuca. Você pode desfrutar de um bar no local, aberto 24 horas. O WiFi gratuito está disponível em todas as áreas. Os quartos apresentam uma decoração e móveis contemporâneos. Também incluem uma TV de tela plana e banheiro privativo.


Windsor Barra Hotel

Hotel 5 estrelas à beira-mar com acomodações de luxo e vista da badalada Praia da Barra da Tijuca. O Windsor Barra Hotel conta com uma piscina na cobertura panorâmica com um bar de coquetéis, academia moderna e restaurante gourmet elegante. Os quartos são elegantes e dispõem de uma área de estar confortável, ar-condicionado e TV via satélite, enquanto alguns ainda têm vistas deslumbrantes do mar.


Windsor Oceânico

Dispondo de uma piscina ao ar livre e vista do mar, o Windsor Oceânico está localizado na Barra da Tijuca, a 100 m da praia e a 8 km do Parque Nacional da Tijuca. Você pode desfrutar de um restaurante no local. Todos os quartos apresentam decoração contemporânea, com móveis modernos, e possuem ar-condicionado, TV de tela plana, frigobar e amenidades de banho gratuitas.


Windsor Marapendi

O Windsor Marapendi é um hotel 5 estrelas que conta com uma localização ideal à beira da praia da Barra da Tijuca e fica a 1 km do Shopping Center Barra Shopping. Todos os quartos apresentam móveis modernos e decoração contemporânea. Com ar-condicionado, as comodidades dos quartos incluem TV, frigobar e amenidades de banho.


Hilton Barra Rio de Janeiro

Localizado no animado bairro da Barra da Tijuca, a 7 km da Praia da Barra, o Hilton Barra Rio de Janeiro oferece uma piscina na cobertura com vista linda do lago, uma academia bem equipada e um restaurante que serve pratos das culinárias regional e internacional. Os quartos e suítes são modernos e oferecem decoração elegante, café de cortesia e um banheiro privativo com secador de cabelo.


Tropical Barra Hotel

Localizado à beira-mar, na bela Praia da Barra, o Tropical Barra Hotel oferece Wi-Fi gratuito, restaurante e piscina ao ar livre. Algumas unidades possuem banheiro privativo com banheira de hidromassagem, enquanto outras dispõem de roupões de banho e produtos de banho gratuitos. Todas as acomodações incluem uma TV. Você pode contar com uma recepção 24 horas e com um bar no local.


Mais dicas de onde ficar no Rio de Janeiro

Como falamos no início do post, nossa proposta é filtrar e selecionar as melhores opções de hotéis para facilitar a sua escolha de onde ficar no Rio de Janeiro. A cidade, claro, conta com outras regiões interessantes e que você pode considerar. Tudo vai depender, sempre, do seu perfil de viajante e os seus interesses na viagem.

Apesar de não ter entrado na lista principal, queremos comentar sobre outros pontos que talvez você considere como opções para sua estadia: o Centro do Rio de Janeiro, a Lapa, a região portuária e o bairro histórico de Santa Teresa.

Vale a pena ficar no Centro do Rio de Janeiro? É seguro?

Quando se fala sobre o Centro do Rio de Janeiro, é importante saber que ele é grande e conta com diferentes propostas. Na região da Cinelândia, por exemplo, é possível encontrar hotéis com preços bons e excelentes opções de acomodação no Airbnb.

Quem fica nessa região pode visitar lugares como Theatro Municipal, Museu Nacional de Belas Artes, Museu de Arte Moderna (MAM), a Escadaria Selarón e Biblioteca Nacional. Para chegar às praias da Zona Sul você vai gastar, aproximadamente, 15 minutos de metrô. Já de VLT é possível chegar ao Aeroporto Santos Dumont em menos de 10 minutos e também ao Museu do Amanhã e Museu de Arte do Rio (MAR).

Como foi nossa experiência na Lapa

A Lapa já foi nossa opção de estadia na região central do Rio de Janeiro e é preciso destacar um ponto importante: a diferença que existe na região entre o dia e a noite. Se a vida noturna na Lapa é super agitada e gostosa de curtir, o dia não se mostrou tão atraente e seguro para nós, viajantes.

Em um passeio na região dos Arcos da Lapa, durante o dia, tivemos uma situação bastante desconfortável e onde a sensação de insegurança foi marcante. Já à noite, o clima no bairro mudou completamente e aproveitamos muito.

Se a sua ideia é ficar nessa região, é importante filtrar bem as opções de estadia para que você tenha uma boa experiência durante a viagem. Nós não descartaríamos ficar lá novamente, porém consideraríamos passeios diurnos para outras regiões.

Selina Lapa Rio de Janeiro

Com um terraço ao ar livre e vista da cidade, o Selina Lapa Rio de Janeiro fica no bairro badalado da Lapa, a 200 metros de Santa Teresa. Para sua comodidade, a propriedade oferece um restaurante, cafeteria, quartos com ar-condicionado, bar, lounge compartilhado e Wi-Fi gratuito em todas as áreas.


Vila Galé Rio de Janeiro

Com uma piscina ao ar livre, o Vila Galé está situado no centro da cidade do Rio de Janeiro. O hotel dispõe de um centro de bem-estar completo, e você pode desfrutar do bar e restaurante do local. O WiFi está disponível gratuitamente. Os quartos possuem ar-condicionado, TV a cabo e frigobar.


Casa Nova Hotel

A Casa Nova Hotel está localizada no no centro do Rio de Janeiro, no bairro da Lapa, a 10 km do Cristo Redentor. Você pode usufruir do bar no local. Todos quartos estão equipados com Smart TV de tela plana 40″ e banheiro privativo com amenidades de banho gratuitas e secador de cabelo.


Hotel Atlantico Prime

O Hotel Atlantico Prime oferece acomodação com restaurante, estacionamento privativo, academia e um bar. Este hotel 4 estrelas oferece Wi-Fi gratuito e serviço de concierge. O hotel também oferece recepção 24 horas, serviço de quarto e serviço de câmbio. Os quartos dispõem de decoração contemporânea, ar-condicionado, TV a cabo, frigobar, cofre, secador de cabelo e espelho para maquiagem.


Lapa Ville Hotel

Situado a 400 metros da Escadaria Selarón e a 500 metros dos Arcos da Lapa, o Lapa Ville Hotel oferece quartos com Wi-Fi gratuito no Rio de Janeiro. A propriedade fica próxima a várias atrações famosas, a 4,4 km do Pão de Açúcar e a 5 km do Cristo Redentor e do Corcovado. Você estará a 5 km do Maracanã e a 7 km da Lagoa Rodrigo de Freitas.


Vale a pena se hospedar em Santa Teresa?

Localizado em uma colina ao lado da Lapa e do Centro do Rio de Janeiro, o bairro histórico de Santa Teresa oferece uma proposta de estadia alternativa para o viajante.

O bairro, que carrega até hoje traços históricos e um charme único, não é o lugar de praia, mas sim, de quem quer curtir a cidade em outro ritmo. A região, encravada na natureza, nos permite admirar o visual do Rio com uma vista privilegiada.

Para quem tem mais tempo no roteiro e valoriza experiências diferenciadas, e quando falamos disso não é necessariamente de opções mais caras, o bairro de Santa Teresa pode ser uma excelente opção. Confira nossa seleção na região:

Mama Ruisa Boutique Hotel

Localizado no tranquilo bairro de Santa Teresa e com vista para a Baía de Guanabara, o Mama Ruisa Boutique Hotel oferece elegância e tranquilidade em um ambiente perfeito para uma estadia romântica. Dispõe de 7 quartos com ar-condicionado, todos com vista para a baía e o Pão de Açúcar.


Casa Geranio

Oferecendo uma piscina ao ar livre, café da manhã e WiFi gratuitos, o Casa Geranio é um encantador Cama e Café (B&B) situado em uma distinta área do Rio, a apenas 500 m dos arcos da Lapa e a 1 km da estação de metrô Cinelândia. Esta propriedade dispõe de jardins com árvores frutíferas e pássaros, bem como vistas deslumbrantes da cidade.


Gerthrudes Bed & Breakfast

Oferecendo piscina ao ar livre e vista deslumbrante do Pão de Açúcar e da Baía de Guanabara, o Gerthrudes Bed & Breakfast oferece café da manhã continental de cortesia, servido diariamente. Todos os quartos apresentam ar-condicionado, varanda e varanda térrea pequena. A propriedade fornece roupas de cama e toalhas, para maior comodidade.


Santa Teresa Hotel RJ – MGallery

Localizado no centro histórico e cultural do Rio de Janeiro, o Santa Teresa Hotel RJ – MGallery é um hotel boutique 5 estrelas que oferece design tropical exclusivo e vista panorâmica da baía do Rio de Janeiro. Há Wi-Fi gratuito em todas as áreas. Você pode relaxar em uma piscina rodeada por jardins. O spa fornece tratamentos corporais, massagens e outros serviços.


Blaues Haus Rio

Localizado em frente ao Parque das Ruínas, o Blaues Haus Rio oferece dormitórios e quartos encantadores, com WiFi gratuito. Possui também recepção 24 horas, balcão de turismo e café da manhã. Com vista para a Baía de Guanabara, os dormitórios estão equipados com banheiro compartilhado e um ventilador. Já os quartos privativos têm varanda, banheiro privativo e ventilador, e alguns também dispõem de uma vista da Baía de Guanabara.


Guesthouse Bianca

Localizado em Santa Teresa, a apenas 1 km da Estação de Metrô Glória, o Guesthouse Bianca oferece jardins e vista para o Morro do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro. O café da manhã está incluído, e o WiFi gratuito está disponível em todos os ambientes. Você pode usufruir da cozinha compacta comum, equipada com eletrodomésticos, utensílios e talheres.


Melhor lugar para ficar no Rio de Janeiro

Como você pôde ver, as opções de estadia no Rio de Janeiro são flexíveis e podem se ajustar a todos os estilos de viajantes. Na nossa opinião, para quem vai visitar pela primeira vez a Cidade Maravilhosa, o melhor lugar para ficar é na Zona Sul: Ipanema, Copacabana ou Leblon.

Se o orçamento não permitir, considere Flamengo e Botafogo. Caso tempo e deslocamento não seja um problema, a Barra da Tijuca ou Santa Teresa podem oferecer boas experiências de viagem. Já para quem viaja a negócios ou quer ficar perto de onde vai curtir a vida noturna, a Lapa e o Centro contam com boas opções que, não se esqueça, precisam ser bem selecionadas.


Onde ficar perto do aeroporto Santos Dumont

Por fim, caso você esteja de passagem rápida pelo Rio de Janeiro e precisa de um hotel perto do aeroporto Santos Dumont, nossa sugestão é o Prodigy Santos Dumontsem erro, já que é o hotel conectado diretamente ao aeroporto. Para uma opção mais acessível, considere o Ibis Santos Dumont.


Mapa de onde ficar no Rio de Janeiro

Para melhor visualizar a localização dos hotéis selecionados, preparamos um mapa com todas as opções. Dividimos as camadas exatamente da mesma forma que o post:


Hotéis selecionados de forma transparente

Queremos reforçar que esse não é um post patrocinado e que a lista foi elaborada seguindo vários requisitos individuais. Dentre os pontos mais importantes, por conta da pandemia, estão as avaliações em limpeza e práticas de prevenção e segurança de cada uma das opções. Levamos isso como base fundamental para sugerir as melhores opções para sua estadia.


Reserve seu hotel no Rio de Janeiro com antecedência

Apesar do grande número de hotéis e opções de hospedagem, o Rio de Janeiro é uma cidade extremamente visitada e que se move de acordo com sua intensa agenda anual. Datas como o carnaval ou virada de ano, assim como a alta temporada do verão, fazem os preços subirem e as melhores e mais acessíveis opções se esgotarem com facilidade. 

Para garantir sua hospedagem e não correr o risco de perder as melhores opções, recomendamos que faça sua reserva com antecedência. 

Nós utilizamos o Booking.com como forma de reserva e super-recomendamos. É um sistema seguro e que garante os melhores preços para sua estadia. Vale lembrar que sempre que reservar sua hospedagem através dos nossos links, você contribui com o nosso trabalho sem gastar nada a mais com isso.


Se tiver qualquer dúvida sobre onde ficar no Rio de Janeiro ou quiser compartilhar alguma dica de hotel, fique à vontade para deixar um comentário.

Gostou do post? Compartilhe!
Robson Franzói

Robson Franzói

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Há 10 anos criou o blog Um Viajante e, agora, iniciou o novo projeto OndeFicar.co. Apaixonado por fotografia e vídeos, o viajante vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes.

Deixe um Comentário